Autor Tópico: Idade minima andar de moto  (Lida 10733 vezes)

Offline 7pires

• Pombos
  • *
Idade minima andar de moto
« em: Dezembro 04, 2009, 16:53:25 »
Ois
A após alguma pesquisa pelo fórum, nada descobri sobre a idade mínima para se andar a pendura em mota.
Então fui a pesquisa na net e encontrei a legislação:

Artigo 91.º
Transporte de passageiros
1 Nos motociclos e ciclomotores é proibido o transporte de passageiros de idade
inferior a 7 anos, salvo tratando-se de veículos providos de caixa rígida não
destinada apenas ao transporte de carga.
2 Nos velocípedes é proibido o transporte de passageiros.
3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
60 a 300 euros.

Retirada de:
http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/codigo_estrada.pdf

Vão estar a pensar, não será aos 12anos?
12 anos é idade mínima para andar no banco da frente num automóvel.
Eu pessoalmente não acho muita lógica só se poder andar acima dos 12anos, em moto, pois como se sabe com 14 anos com autorização dos pais pode-se  tirar carta de 49cm3, aos 16 de 125, por ai diante.

Nestes 7 anos para se andar a pendura parece que não concordo muito, mas.....

Que dizem em debater um pouco sobre este assunto?

Taiz

• Visitante
Re: Idade minima andar de moto
« Responder #1 em: Dezembro 04, 2009, 20:56:15 »
Se você pensar, tem lógica sim.

12 anos é a idade mínima para uma criança poder viajar na frente de um automóvel, isto porque um ligeiro de passageiros tem bancos traseiros, então porque haveria a criança de viajar na frente? Quando o veículo não dispôe de bancos traseiros então não tem idade mínima para viajar na frente. Tal como não tem idade mínima para viajar atrás, desde que o veículo disponha das tais "cadeirinhas" para crianças, obrigatórias até aos 12 anos.

Agora a questão dos 7 anos numa moto.
Você está pensando só nas motos como as nossas né? Esquece que por esse Portugal fora tem muita gente que não dispõe de outro meio de transporte a não ser a velhinha motorizada, muitas com 30 anos ou mais. Sei disso porque tenho família na zona de Viseu. Então como que essa gente faz para transportar crianças se não tem carro, mas somente essa velhinha motorizada? Esquece que essas motorizadas não atingem a velocidade de uma moto como as nossas?
A lei foi feita a pensar nesses, porque a lei tem que pensar nos mais desfavorecidos, e neste caso ela foi feita a pensar neles.
« Última modificação: Dezembro 04, 2009, 20:58:38 por Taiz »

tdg

• Visitante
« Responder #2 em: Dezembro 12, 2009, 20:14:53 »
boas
também me parece 7 anos ser pouco para se ter como pendura uma criança,mas o que a Taiz diz é verdade e não é preciso ir para Viseu.
aqui na minha zona ainda andam muitas zundapps, sachs e muita acelera que é o meio de transporte de muitas familias.
o pior é que muitas vezes andam sem capacetes e isso sim é o grave da questão.
a minha filha mais velha faz 7 aos em Março e anda a minha pendura só aqui em frente á porta e não me vejo sinceramente, mesmo ela tendo os 7 fazer algum percurso maior, mas o tempo dirá.
lá paixão por motas tem ela.

Offline cabé

• Moderador
  • *
« Responder #3 em: Dezembro 12, 2009, 20:22:24 »
boas,
a idade minima é de 7 anos tenho a certeza, pq como sabem tive que saber isso á não muito tempo ;D ;D ;D
cumprimentos
Carlos Heitor

ppdiniz

• Visitante
« Responder #4 em: Dezembro 13, 2009, 18:38:39 »
Amigos 7-10-14-ou mesmo 20 é um pouco irrelevante a idade pois quem nós levamos na garupa são os nossos Filhos.
Agora parte tudo de um principio de responsabilidade e de acima de tudo de um quadruplicar a nossa atenção em relação aos outros condutores, pois se normalmente o fazemos, com os rebentos ai não há espaço para a mínima distracção, devo dizer que tenho dois belos putos, o mais novo 9 anos uma vez por outra pede para dar uma volta comigo, curta de preferência, contrariamente ao mais velho que se eu for a Lisboa e levar a mota têm de vir comigo.

Ficam aqui as fotos  ;)  CUIDADO ACIMA DE TUDO e a partir dai é o mesmo que andar de bicicleta ou de carro.

O mais velho aos 9 anos

Os dois quando tinha a 900 RR.

ABraço a todos

Offline Tiago_Fonseca

• Moderador
  • *
« Responder #5 em: Dezembro 16, 2009, 15:02:29 »

De pequenino se torce o pepino.
Yamaha BW's NG; Honda CBF250; Honda Hornet 600; Honda PanEuropean 1300ST; Honda CBR 1100XX

Offline Ern

• Maior
« Responder #6 em: Fevereiro 10, 2010, 06:19:20 »
Eu ando com o meu mais velho á pendura muito de vez em quando.

Ele tem 11 anos e é louco por motos mas só anda quando é para ir-mos ao dentista (baixa de Lisboa) e para algum sítio mais complicado de estacionar.

Com muita atenção lá vamos nós e não é que cai com ele á pendura e com a moto parada?

Pois é, com todos os cuidados e mais alguns e mesmo assim cá vai disto. :P
Never let a motorcycle take you somewhere your brain didn't get to three seconds earlier.

Offline cscoelho

• Pombos
  • *
« Responder #7 em: Fevereiro 10, 2010, 11:27:43 »
Como sabem ainda não tenho carta a muito tempo, e no código, diz que a idade mínima é de 7 anos, mas eu comecei andar com o meu filhote como pendura que tem 8, e não é pesado quase que nem se dá por ele, normalmente vou busca-lo a escola de mota, e por ele gostar tanto e se agarrar bem, eu decidi leva-lo agora num passeio grande, fomos a Batalha, e a experiência, não correu tão bem como pensei, pois por ainda ser pequeno de tamanho e físico, quando entrei na auto-estrada ele teve muita dificuldade em se agarrar com a pressão do vento e por isso eu não pude acompanhar muito bem o grupo, e para agravar como já viemos tarde, ele ia adormecendo em cima da mota, ou seja chegou-me para o susto, irá manter-se com voltas pequenas, mas grandes não.
Só gozam a vida aqueles que a empregam em coisas belas.

tdg

• Visitante
« Responder #8 em: Fevereiro 10, 2010, 15:33:43 »

è uma ideia porreira?

estamos a falar que é para os nossos filhos,mas deve ser pouco caro deve ?10 ?10 ?10

Sapiens

• Visitante
« Responder #9 em: Fevereiro 11, 2010, 13:30:32 »
Uma coisa é circular em pequenos trajectos suburbanos, estradas nacionais e na cidade... Outra é fazer grandes viagens...

Desaconselho grandes viagens à pendura antes dos 16 anos.

Não esquecer sempre o seguro de passageiros (abange qualquer passgeiro) e o de acidentes pessoais (condutor).

Offline Ern

• Maior
« Responder #10 em: Fevereiro 11, 2010, 15:29:25 »
Uma coisa é circular em pequenos trajectos suburbanos, estradas nacionais e na cidade... Outra é fazer grandes viagens...

Excelente conselho. :)
Never let a motorcycle take you somewhere your brain didn't get to three seconds earlier.

ppdiniz

• Visitante
« Responder #11 em: Fevereiro 11, 2010, 16:39:28 »

Não esquecer sempre o seguro de passageiros (abange qualquer passgeiro) e o de acidentes pessoais (condutor).

De acordo, mas convenhamos que a constituição física conta muito, o meu mais velho têm 11 anos mede 1,58 e 58 kg, sinto mais o meu puto à pendura do que a minha mulher.
Vai de mota comigo em tiradas de 200 km e mais depressa para eu por cansaço do que ele  ?boa

Seguro de acidentes pessoais acho que todos devem ter, agora dá-me uma seguradora que faça um de ocupantes para mota(especifico), que ainda não consegui.

tdg

• Visitante
« Responder #12 em: Fevereiro 11, 2010, 19:34:30 »
boas Diniz

posso estar enganado mas acho que o Tiago consegui fazer.

Sapiens

• Visitante
« Responder #13 em: Fevereiro 11, 2010, 22:20:20 »

De acordo, mas convenhamos que a constituição física conta muito, o meu mais velho têm 11 anos mede 1,58 e 58 kg, sinto mais o meu puto à pendura do que a minha mulher.
Vai de mota comigo em tiradas de 200 km e mais depressa para eu por cansaço do que ele  ?boa

Seguro de acidentes pessoais acho que todos devem ter, agora dá-me uma seguradora que faça um de ocupantes para mota(especifico), que ainda não consegui.

Meu caro,

O filho é teu... Tu és responsável e sabes certamente o que estás a fazer.

Continuo a afirmar que antes dos 16 anos um puto não tem noção do perigo, do cansaço, e de questões fundamentais de segurança e de saber estar.

Podem estar caladinhos e sossegados (bastam milésimos de segundo para uma queda depois de se adormecer), serem muito bem comportados, terem peso e terem maneiras... Mas não têm consciência suficiente para saber aguentar e saber queixar-se em tiradas seguidas de mais do que uns 50 kms por estradas secundárias (estradas rápidas e auto-estradas é a meu ver uma muito má opção).

Viajar para muito longe, significa que terás de parar, relaxar, descontrair asssim que sentires que o puto está cansado e não está a gostar da viagem, não dali a mais 45kms... Até deves parar e só continuar no dia seguinte ou até voltar para trás se tal se justificar. Nada de "compromissos" e timmings estreitos de chegada!

Por tudo isso e porque para mim, os filhos merecem o respeito de velarmos por eles, viagens muito longas só acima de 16 anos. É uma idade onde já nos percebemos do perigo e sabemos ponderar se temos de descansar, avisando o pai que tem de o fazer.

Por alguma razão se pode tirar a carta aos 16 anos, inclusivé de moto (embora de cilindrada limitada).

Nenhum seguro no mundo nos paga a vida ou a saúde de um filho.

Podes tentar a SECRE - corrector de seguros. Tenho conseguido os seguros de passajeiros através deles. Estão em cima do mercado e têm boas condições para motociclistas. Inclusivé, para clientes especiais, têm seguros de todos os riscos.

Como alternativa, podes tentar obter na ALICO - AIG um seguro de acidentes pessoais, que abranja circular de moto. Penso que, se não são os únicos, andam perto.